Criador do Braile ganha selo comemorativo


Em comemoração ao Bicentenário de Louis Braille (1809-1853) a Comissão Brasileira para o Bicentenário de Louis Braille (CBBLB), presidida por Dorina de Gouvêa Nowill realizará diversos eventos para celebrar os 200 anos do nascimento do criador do Sistema Braille.O grupo comemora o decreto municipal 49.756 de 15/07/2008, pelo qual a Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo passou a se chamar Biblioteca Louis Braille. Está em tramitação na Câmara Municipal, a criação do Dia Municipal do Braille, a ser comemorado em todo dia 3 de setembro, data que em 1953 foi assinada a lei que instituiu a primeira classe braille no estado de São Paulo.Entre as ações destacam-se também a emissão de um selo dos Correios comemorativo ao bicentenário para até 2012; a criação do Dia Nacional do Braille, a ser comemorado todo dia 8 de abril, data do nascimento de José Álvares de Azevedo, patrono da educação dos cegos no Brasil; a instituição da Semana Nacional do Braille em 2009, a ser comemorada de 23 a 29 de agosto, entre outras.Fazem parte da Comissão Paulistana a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEVI), a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA), Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE), a Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo, o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADEVI), o Centro de Apoio Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação (CAP-SP), O Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (CESEC), a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), a Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, o Instituto de Cegos Padre Chico, a Sociedade Bíblica do Brasil, e a Unidade para a Reabilitação de Deficientes Visuais da Associação Cívica Feminina (URDV).


fonte: sentidos.uol.com.br



Não é de hoje que viemos lutando por uma Inclusão Social justa a todo ser humano e certamente ela tem uma origem. Não fazem apenas 200 anos que ela existe, mas sim Pessoas com Necessidades Especiais lutam por ela desde que tomaram conhecimento de sua doença. E Louis Braille certamente é uma dessas pessoas. Criou uma forma única de comunicação, facilitando a aprendizagem e principalmente a vida daqueles que desta linguagem necessitam. Nada mais justo a fazer perante um criador de algo tão importante para a sociedade.

2 comentários:

Unknown disse...

Antes gostaria de me apresentar. Meu nome é Ivy Goulart, sou cineasta e moro atualmente, Em Nova York nos Estados Unidos, sou natural de Urussanga sul de Santa Catarina onde ate hoje mora meus pais e tenho um grande afeto artístico com a cidade. Ano passado fui convidado para fazer um filme para uma associação de cegos da minha cidade chamada ADIVICOSUL. Com esse filme o destino me levou para França atrás da história de Lius Braille.
O meu ou o nosso filme esta proto e estarei no Brasil de 19 de maio a 18 de junho em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, fazendo a estréia oficial do filme em Urussanga Santa Catarina.
Meu desejo seria fazer uma exibição publica do filme que tem 48minutos em Associações e ou escolas de cegos em São Paulo não somente os deficientes visuais e familiares mas para o publico em geral. Gostaria de contar com o apoio de que se intersar pelo assunto e me disponibilizara para pensarmos juntos em fazer a divulgação do filme na Capital. Tenho maior carinho e orgulho de ter feito esse filme e gostaria de exibi-lo para um numero grande de pessoas. Como esse anos é o ano do centenário de Braille e o ano da França no Brasil, creio que esse filme vem acrescentar e contribuir para afirmação da importância de Braille no mundo e ilustra também a importância desse francês para a humanidade.
Sinopse: Além da Luz retrata a vida de quatro cegos que fazem parte da Associação dos Deficientes Visuais de Cocal do Sul (ADVICOSUL), numa pequena cidade de Santa Catarina, através de relatos otimistas em relação à deficiência visual e que o caminho para uma vida normal é a educação e a informação. A importância de Braille nesse processo é fundamental e por isso Goulart foi até a França para descobrir de perto a história do renomado homem que inventou um sistema de escrita simples e útil, que abriu as portas do conhecimento a todos aqueles que não enxergam.

Convido vocês para conhecer o meu trabalho no (www.goulartfilmes.com) (Português) Além da Luz – vocês também podem conhecer o Trailer do filme.

Obrigados pela atenção. Estou a disposição para esclarecer qualquer duvida.
pelo meu e-mail ( ivygoulart@gmail.com ).

Acessibilidade disse...

Eu postei no meu Blog http://thaisfrota.wordpress.com Sobre o Braille e alguns brinquedos para ensinar o Braille para crianças com deficiencia visual! :)

Postar um comentário

Comente!