Esperanças no Mundo digital

“Inclusão Digital será estendida à deficientes

Escolas e associações devem receber equipamentos para inclusão digital de portadores de deficiência Cerca de mil instituições de todo o país, como escolas e associações que atendem pessoas com deficiência, vão receber equipamentos para inclusão digital.
Serão equipamentos específicos para pessoas com limitações em sua capacidade auditiva e visual. Entre os equipamentos, telefones com visor e teclado que permitem a comunicação escrita de quem não ouve e computadores ligados à internet com aplicativos como síntese de voz para serem usados por deficientes visuais.
A iniciativa faz parte do Programa de Atendimento às Pessoas com Deficiência. A portaria que coloca o programa em consulta pública foi assinada nesta terça-feira pelo ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi e pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.
Inicialmente serão investidos R$ 7 milhões oriundos do FUST, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. "É a primeira vez, desde que foi criado, em 2000, que o fundo é usado", afirmou o ministro Hélio Costa.
O ministro das Comunicações avalia que os equipamentos devem chegar nas instituições ainda este semestre. Entidades que preparam os deficientes para o mercado de trabalho também vão receber os telefones e computadores.”

10/4/2006

Fonte: www.estadao.com.br

Quando lemos tal notícia criamos expectativas em relação à Inclusão Social.

Através de acções e iniciativas como esta, percebemos o quão importante é para a sociedade que haja a interacção de crianças, jovens e adultos no Mundo digital. Com autoridades reconhecendo este problema, fica mais fácil dispor tais recursos destinados a Pessoas com Necessidades Especiais, automaticamente assim, incluindo-as socialmente.

Mas como podemos perceber, esta notícia é do ano de 2006 e será que realmente isso foi concretizado? Pois o que mais lemos actualmente é sobre a desigualdade social, principalmente em escolas.

Reclamações por parte de pais, alunos e professores, a falta de incentivo é muito grande de autoridades que poderiam fazer algo para melhorar o convívio social e assim incluir devidamente as pessoas que assim necessitam de ajuda.

Ainda assim continuamos aguardando por mais iniciativas, não somente nós, pessoas que vêem de fora os acontecimentos e dificuldades cotidianas, mas sim principalmente dos que vivem e convivem com o problema.

2 comentários:

soramires disse...

Temos o blog
http://sulp-surdosusoariosdalinguaportuguesa.blogspot.com
Somos de vários estados brasileiros e nos juntamos no Orkut e Yahoo.
Lançamos um manifesto sobre nossas necessidades de equipamentos, acessibilidade, etc.
e trabalhamos somente através da internet.

soramires disse...

vejam nosso manifesto em
www://abaixoassinadomanifestosulp.blogspot.com

Postar um comentário

Comente!