Alunos e professores discutem melhoras na Educação Especial em NH

Professores e estudantes das escolas de Educação Especial do Estado lotaram o Plenarinho da Assembléia Legislativa na manhã de ontem durante a Audiência Pública, promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Entre as principais reivindicações apresentadas, estão a manutenção de escolas para surdos no Rio Grande do Sul, e a abertura de classes especiais em escolas regulares, realização de concurso público para docentes da educação especial, além da qualificação do professor em linguagem brasileira de sinais, ou intérpretes em sala de aula para que o aluno com deficiência auditiva possa acompanhar as disciplinas. Conforme dados da Secretaria de Educação, do Rio Grande do Sul, mais de 1,1 mil alunos surdo/mudos estão sendo atendidos por 149 professores especializados em libras em 64 escolas estaduais. A diretora da Escola Estadual Especial Keli Meisi Machado, de Novo Hamburgo, Ana Paula Young, sugeriu que a comunidade surda seja ouvida assim como os profissionais que trabalham diretamente com eles para a criação de políticas públicas que possam atender as reais necessidades. Na manhã de quinta-feira, em encontro de diretores na escola Padre Réus, em Esteio, será elaborado um documento apontando as principais necessidades das escolas para atender os alunos surdos. O documento será enviado à comissão de educação da Assembléia Legislativa.

1 comentários:

Rui Caetano disse...

Uma temática sempre actual e sempre adiada. Os políticos nunca se apressam a olhar para este tipo de vivências com a prioridade que merece.

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