Educação Inclusiva é tema de palestra para professores da rede municipal

A Secretaria de Educação e Desporto (SMED) de Novo Hamburgo promoveu nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, um encontro para discutir as políticas públicas sobre a Educação Inclusiva na rede municipal. A programação ocorreu no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry, e contou com a participação de diretores e coordenadores pedagógicos das 76 unidades de ensino municipal. O tema “Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva” foi abordado em uma palestra ministrada pela professora, mestre e diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), Martinha Clarete Dutra dos Santos, e do promotor da Infância e Juventude, Manoel Prates.
Segundo o secretário da Educação do Município, Alberto Carabajal, alguns pais de alunos ainda temem que estudantes portadores de necessidades especiais atrasem o desenvolvimento da turma. “Muito pelo contrário. Os deficientes acabam contribuindo para a formação do cidadão”, afirmou Carabajal, ressaltando que todos precisam ser incluídos na sociedade. “Estou falando da inclusão amorosa, fraternal, que todos nós precisamos para viver. Temos que atender a diversidade e o direito que todos possuem, em especial, neste caso à educação”, completou.
Na rede municipal de educação, cerca de 400 alunos portadores de necessidades especiais estão inseridos nas escolas. “O município está assumindo a responsabilidade da inclusão social. A escola tem que se preparar e adaptar-se para receber esses alunos”, garante Carabajal. Para o promotor Prates, é preciso olhar para a sociedade de hoje e de quem faz parte dela. “Já tivemos avanços significativos após a criação de estatutos e leis, mas ainda há muito que ser feito para a valorização da dignidade das pessoas.” Já para Martinha, o papel do educador é sempre de acreditar que se pode transformar a educação. “Nossa sociedade pode ser justa e fraterna se construída coletivamente através de políticas públicas”, enfatizou ela, alegando que a escola precisa estar sempre em constante metamorfose para atender a população.

Fonte: Imprensa Prefeitura Novo Hamburgo
imprensa@novohamburgo.rs.gov.br
(51) 3594-9980

0 comentários:

Postar um comentário

Comente!