Deficientes físicos de Esteio discutem políticas públicas na Conferência Municipal

A primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Esteio promoveu um debate acerca das políticas de inclusão social na perspectiva de uma sociedade mais humana. Na oportunidade, foram construídos relatórios sobre os três eixos da Conferência: Saúde e Reabilitação; Educação, Trabalho e Cultura; e Direito à Acessibilidade. A atividade aconteceu nessa quinta-feira (10) no Salão da APAE.
Durante a abertura oficial, as autoridades destacaram a importância do evento para concretizar as ações em prol do deficiente. Segundo o prefeito Gilmar Rinaldi, a qualificação do trabalho das secretarias, com o auxílio das entidades e ONGs, transformará Esteio na cidade que todos querem. “As melhorias não passam apenas pelas obras nas ruas e prédios, mas pela conscientização da população”.
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Neida Lisboa, lembrou que em 2008 já havia acontecido um Fórum com a mesma temática. “Todos os movimentos da administração para realizar o encontro de hoje, mostram que estamos abertos para discutir ações e deliberar políticas públicas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.”
Já o promotor de Justiça, André MacDonald, frisou que o Ministério Público está trabalhando em ações para que a Trensurb faça a readequação da passarela da Pedreira e do viaduto da Salgado Filho, além de reabrir a educação infantil e promover aulas no turno da noite na escola Padre Réus, que acolhe deficientes auditivos. “Estamos dialogando com a administração para conquistar adaptações que garantam a acessibilidade e melhorem a mobilidade tanto nos prédios públicos quanto nas ruas da cidade”.

Lei cria Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Um dos assuntos que receberam destaque foi a leitura do regimento interno e apresentação da lei que cria o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A lei prevê diretrizes como o estudo aprofundado da realidade da comunidade esteiense e a construção de um banco de dados com mapeamento das pessoas com deficiência.
De acordo com Cláudio Dusick, assessor administrativo da Secretaria de Educação e representante dos deficientes físicos no evento, este dia foi um marco para o município. “A partir de hoje nosso movimento passa a ser visto com outros olhos, porque governo e sociedade estão lutando pela mesma causa.” Cláudio Dusick sofre de uma enfermidade rara, a síndrome Wernick Hoffmann, que acarreta degeneração óssea, distrofia muscular e perda de movimentos.
Participaram da Conferência a vereadora e represente do Legislativo, Terezinha Heller, representantes das secretarias de Cidadania e Assistência Social, Articulação Institucional e Comunicação, Educação e Esporte, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Social e Planejamento e Gestão, além da coordenadoria de Igualdade e Direitos Humanos, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC) e Escola Estadual Padre Réus.

Fonte: Prefeitura Municipal de Esteio

0 comentários:

Postar um comentário

Comente!