Semana Municipal das Pessoas com Deficiência inicia amanhã

A Semana Municipal das Pessoas com Deficiência de Campo Bom iniciará com dança. Amanhã, dia 18, os 25 participantes do Grupo de Convivência das Pessoas com Deficiência irão ao Centro Municipal de Cultura Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo, apresentar a coreografia Circo da Alegria no XXIº Dançando – Mostra de Dança Cidade de Novo Hamburgo. O espetáculo inicia às 20h e é baseado no mundo mágico dos picadeiros. A Semana Municipal dos Portadores de Deficiência segue até próximo dia 25 com uma programação diversificada e atrativa.

O Grupo de Convivência das Pessoas com Deficiência já existe há anos em Campo Bom e reúne pessoas com todos os tipos de deficiência: física, mental e múltipla. O principal é incluir essas pessoas socialmente com práticas, treinamentos e convivência. Eles chegam a se reunir até cinco vezes por semana para realizar diversos tipos de atividades como: arte-terapia e música.

Uma das ações preferidas dos participantes é a da geração de renda. Os integrantes são incentivados a fazer trabalhos artesanais que são comercializados, e a renda adquirida é dividida entre todo o grupo. São crucifixos, toalhinhas decoradas, porta retratos, porta canetas e outras peças decorativas que tem valor entre 50 centavos e cinco reais. “É um dinheiro bom que ajuda no fim do mês”, afirma Graziele Sobrlewski, 26anos, há 10 participando dos encontros do Grupo. Também integrante, Paulo Roberto Weiler, 40, acrescenta que além de ajudar financeiramente, esses encontros são uma excelente ocupação.

Veja a programação:

18/08 - Apresentação da Coreografia Circo da Alegria no XXIº Dançando, em Novo Hamburgo, às 20h;

20/08 - Festa de Confraternização com os participantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Bom na Moinho Danceteria, das 14h às 16h;

21/08 – Vernissage no saguão da Prefeitura de Campo Bom – Exposição de arte alusiva ao Cinquentenário de Campo Bom, das 15h às 17h;

25/08 - Assistirão o filme "A Lenda da Vida" no cinema do Centro de Educação Integrada (CEI), às 14h30min, com a participação do Grupo de Pessoas com Deficiência de Sapiranga e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Bom. Após, o grupo de Sapiranga apresentará um peça teatral aos demais.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente!