Esporte e inclusão social encerram os festejos da Semana de Sapucaia

Basquete entre cadeirantes ocorreu no Ginásio Kurashiki

O basquete entre cadeirantes foi uma das atrações da Semana de Sapucaia do Sul que ocorreu no Ginásio Kurashiki, no sábado (22/08). Mais do que um jogo, a atividade inédita no município promoveu a inclusão social e a integração entre os participantes da modalidade.
O evento promovido pela prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Sapucaia do Sul (FCD) contou com a participação de 25 cadeirantes da Associação de Basquete de Cadeirantes, de Canoas e da Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul, Leme, de Novo Hamburgo.
O prefeito Vilmar Ballin ressaltou que para receber os participantes do evento e os integrantes da FCD que foram prestigiar a partida, o ginásio Kurashiki teve melhorias nos banheiros masculino e feminino, como barras de apoio e portas mais largas para a entrada de cadeiras de rodas. “Não queremos parar por aqui, vamos continuar com políticas públicas que promovam a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências em Sapucaia do Sul”, destacou Ballin.
Antes do jogo, dois shows especiais, de Chico Campeiro e Sandrinha, animaram o público. Os dois cantores são deficientes visuais. O titular da secretaria de esportes, Guilherme Vieira Filho, lembrou que o torneio abrilhantou ainda mais a programação de 48 anos de emancipação política da cidade.
Conforme o diretor de esportes e um dos fundadores da Leme, Marco Aurélio Wiest, o torneio foi a estreia da associação. “Está sendo uma grande aprendizagem para nós e viemos para competir”, contou Wiest, que é cadeirante há 12 anos. Para o empresário sapucaiense Valdir Ribeiro, 45 anos, que joga há três anos na Associação de Canoas, o esporte mudou a sua vida e sua forma de se relacionar com o mundo. Ribeiro que sofreu um acidente de moto há 25 anos e o que deixou dependente da cadeira de rodas, descobriu por meio do esporte, o resgate da auto-estima e também de independência. Para provar esta independência, o empresário disse que já viajou de carro, sozinho, para Goiânia. “Você volta a ser você mesmo e sinto quando estou jogando que devo ter a mesma sensação como se fosse um grande corredor vencendo”, contou Ribeiro se referindo ao recordista Usain Bolt.
Após a vitória da Associação de Basquete de Canoas que venceu por 22 a 2 a equipe Leme, a presidente da FCD, Lúcia de Carvalho Pereira e o tesoureiro da entidade e vice-presidente da Federação Rio-grandense de Deficientes Físicos do Estado (Fredef), Dilceu dos Santos Flores Junior, recepcionaram os atletas e convidados na Paróquia São Miguel para um almoço.

Fonte: Luciana Reichert MTB 12171 - Prefeitura de Sapucaia do Sul

1 comentários:

Unknown disse...

Olá!
O crédito correto desta matéria é Luciana Reichert MTB 12171 - Prefeitura de Sapucaia do Sul.

Postar um comentário

Comente!